Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

Carlos Lombardi, cantor de tango


Nascido Cármino Lombardo, fez muito sucesso cantando tango, com o pseudônimo de Carlos Lombardi. Filho de italianos, ele nasceu no Brás e durante 40 anos dedicou-se a cantar tango. Virou sinônimo de cantor popular na noite paulistana, e chamou atenção das gravadoras, sendo sua série de gravações na Beverly/Copacabana e RGE.
A data da morte de Carlos Lombardi ou *Cármino Lombardo* é ignorada até pelos colegas que tanto o elogiam ' que grande voz' dizem.
Lombardi foi descoberto pelo empresário artístico Jacob Rosenblatz, lançando-o no mercado fonográfico.
O rei do tango tinha espaço cativo na churrascaria Rincon Argentino, Higienópolis, SP, onde sempre se apresentava, e lá conheceu o compositor Martins Neto de quem gravou a canção " Memória Canara" em parceria com Enrico Cadícamo.

Aqui, uma reportagem exclusiva oa jornal Folha da Noite, propriedade dos jornalistas Cícero Silva e Francisco Martins. Acredita-se que esta foi sua última entrevista dada ao então colunista do jornal em 1998, o compositor Antônio Sabongi, quando da abertura da Casa Gardel, especializada em tangos, na cidade de São Paulo. (Folha da Noite: http://www.folhadanoite.blog.com/ )

6 comentários:

Anônimo disse...

Neste país não é o bastante morrer fisicamente, tem de se morrer pra história também.

Cássio Ruiz Perus

kukinel disse...

Entretanto, ele não se fez sozinho, com ele existia nos anos 40 50 60 o Trio Los Gaúchos(do qual meu pai fez parte) e nunca foram mencionados seus componentes, que o acompanhavam pelo simples fato de amar ao tango,e muitos comícios políticos foram presenteados com a voz de Carlos Lombardi e seu Trio Los Gaúchos, eram eles, Rotameiro, Pedrinho e meu pai Santhiago Sanchez, deles todos eu possuo as fotos, bem como até na época das assinaturas dos contratos com Jacob
Rosemberg, e eles viajando para Argentina.Seus ensaios se davam na residência de meus tios no Bras na R.Pires Ramos e R.Maria Dometila, jamais esqueci.Realmente foram injustiçados.

kukinel disse...

Tenho saudades, do tempo em que Carlos Lombardi, era apenas acompanhado por violões que o acompanhavam.

Anônimo disse...

Relembrando com saudades aquelas belas noitadas musicais nas quais dividi com Carlos Lombardi o palco da churrascaria Galpão quero trazer tambem á luz outros grandes músicos e companheiros que igualmente abrilhantaram essas noites paulistanas entre eles Jose Aldana dono de uma voz doce e profunda e uma interpretação apurada sempre acompanhados por Felix Fondacaro(bandoneón),Mario ???(piano)e Daniel Salinas(contrabajo)que nos brindaram momentos de pura emoção!PACO TORRES(voz e violão) Saudades!

Ledinei (Nei) Cardoso disse...

Kukinel, músicos de acompanhamento, com raras exceções, nunca tiveram reconhecimento, ainda mais nesta época dos Carlos Lombardi, conheço músicos de acompanhamento dos anos 60 e 70 que eram verdadeiros gênios em seus instrumentos, as vezes trabalhavam por dia gravando algum disco em troca de um martelinho (copinho de cachaça), muitos terminaram seus dias de forma melancólica.

José de Mesquita disse...

CARLOS LOMBARDI, cujo nome de batismo era Cármino Lombardo, nasceu no Brás, zona leste de São Paulo. Faleceu em 11 de junho de 2001, aos 77 anos, e está sepultado no Cemitério do Araçá, na cidade de São Paulo.