Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Videominuto "Mulheres: culturas e comunidades"


Dez vídeos de realizadoras de quatro países (Brasil, Argentina, Peru e México) foram selecionadas no Concurso de Videominuto "Mulheres: culturas e comunidades". Cada uma delas receberá US$ 500 como prêmio. O prazo para interpor recursos é de três dias seguidos após a publicação dos resultados, terminando às 23h59 de segunda-feira, 27 de fevereiro.
As mulheres foram protagonistas não somente como tema central do concurso, mas também em termos de participação. Das 55 candidaturas habilitadas (de um total de 57), 48 foram apresentadas por mulheres e sete por homens. Todos os vídeos premiados foram realizados por mulheres.

O Brasil foi o país com o maior número de candidaturas (33 do total), seguido por Peru (7), Argentina (6) e México (5). Chile, Costa Rica e El Salvador apresentaram cada um uma peça audiovisual.

Objetivo

O concurso teve como objetivo dar visibilidade ao papel fundamental das mulheres na cultura e na organização comunitária, fazendo frente a atitudes e estereótipos que contribuem para a desigualdade de gênero e a violência. As inscrições estiveram abertas entre 19 de setembro e 1º de dezembro.

Os vídeos deveriam ter duração máxima de um minuto e estar voltados para o público em geral, com classificação indicativa livre. Poderiam ser de qualquer gênero (documentário, ficção, animação, etc.) e utilizar qualquer uma das línguas oficiais dos países ibero-americanos.

Avaliação


O regulamento foi construído com a participação de alguns membros mulheres do Comitê Intergovernamental do programa IberCultura Viva. Um Comitê de Avaliação foi formado por mulheres vinculadas aos Ministérios de Cultura da Argentina, do Brasil, da Costa Rica, da Espanha, do Peru e do Uruguai.

Nenhum comentário: