Páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

exposição Doutor Ulysses, Senhor Brasil

A Fundação Biblioteca Nacional abre a exposição Doutor Ulysses, Senhor Brasil, em homenagem aos 100 anos de nascimento de um dos políticos mais importantes e carismáticos do Brasil.  

A exposição mostra a trajetória do saudoso Senhor Constituição em cinco módulos e ocupará dois andares. O hall central, no térreo, abrigará, por meio de imagens debruçadas sobre os alambrados, as multidões que foram às ruas lutar pelas Diretas Já. 

O primeiro módulo trata dos primeiros mandatos de Ulysses como deputado, ascendendo à presidência da Câmara em 1956, apenas seis anos após sua primeira eleição, e culmina na sua atuação pós 1964. Logo em seguida, no segundo módulo, aparece o Senhor Diretas: a sua luta pelas eleições diretas para a Presidência da República e a articulação política para a eleição de Tancredo Neves e os esforços empreendidos para a sustentação do governo de José Sarney. 

O terceiro módulo, de maior destaque, narra o Ulysses Guimarães constituinte. Presidindo a assembleia que resultou na Constituição Cidadã de 1988, o deputado deu mostras de um rigor democrático ímpar na condução dos trabalhos.  

O módulo quatro da exposição relembra a dura campanha do deputado para presidente, em 1989, refletindo que, embora Ulysses tivesse passado por um momento difícil, "renasceu" em seguida. No quinto e último módulo, o Senhor Constituição converte-se em Senhor Impeachment.

Serviço

Exposição Doutor Ulysses, Senhor Brasil
Abertura: 6 de dezembro
Exposição: 7 de dezembro a 6 de fevereiro
Horário: 2ª a 6ª das 10h às 17h
Sábados das 10h30 às 14h30
Local: Fundação Biblioteca Nacional - Av. Rio Branco, 219 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: