Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Estátua de premiê em Tel Aviv causa polêmica cultural

TEL AVIV  (ISRAEL) - Estátua dourada do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, montada em uma praça de Tel Aviv chamada de "Rei Bibi" pela artista e ativista que a criou, vem causou espanto nos transeuntes e repúdio do Ministério da Cultura do país.


O governo israelense e artistas estão enredados em uma "guerra cultural" por conta de medidas adotadas pela ministra da Cultura, Miri Regev, para reter fundos estatais a instituições que não expressam lealdade ao Estado. Postando no Facebook depois de a escultura ter sido instalada, Regev a classificou como uma "expressão de ódio contra Netanyahu".

As pessoas que por lá passavem indo ao trabalho, logo se aglomeraram para tirar fotos e debater se a estátua deveria ser vista como um deboche de Netanyahu ou uma homenagem ao premiê direitista. "Bibi" é uma mulher que se curvou de brincadeira diante da efígie, que Zalait disse ter levado três meses para esculpir.

Netanyahu e sua esposa, Sara, foram alvo de investigações e manchetes frequentes questionando se fundos estatais foram utilizados para manter o que críticas denunciam como um estilo de vida suntuoso. 


Nenhum comentário: