Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Morre Dominguinhos, mestre do acordeon

Caminhada em homenagem a Dominguinhos na orla de Maceió (Foto: Cortesia/ Janaina Ribeiro)
Cantor e compositor pernambucano morreu nesta terça-feira,23 de julho. no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde janeiro. Entre os dias 19 e 20, o músico saiu da UTI, mas retornou na terça, vindo a morrer por volta das 18h00. Seu corpo  será velado em São Paulo, e o enterro em seu estado natal. O herdeiro musical de Gonzagão, deixa 30 discos além de um rico legado em composições. 


Nascido  José Domingos de Morais, em 12 de fevereio de 1941, Garanhuns, PE, ficou conhecido como Dominguinhos, é um instrumentista, cantor e compositor brasileiro. Exímio sanfoneiro, teve como mestres nomes como Luiz Gonzaga e Orlando Silveira. Participação em trilhas sonoras: Bye Bye Brasil

Dominguinhos-foto-1.JPG
Álbuns: Baião De Dois, Iluminado, Conterrâneos, Yamandú + Dominguinhos, Festa no Sertão, Chegando De Mansinho, Os grandes sucessos, Dominguinhos e convidados, Volume 2, Yamandú + Dominguinhos: Lado B, Dominguinhos ao vivo, Lembrando de você, Dominguinhos e convidados, Volume 1, Ao Vivo, Millennium, Voce vai ver o que é bom, A música brasileira deste século por seus autores e intérpretes: Dominguinhos. Fez parceria no Grupo musical: Dominguinhos e Yamandú Costa
Recebeu o Prêmio: Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raizes Brasileiras.

Transferência para SP

O músico foi transferido de Recife para São Paulo, onde estava sendo tratado desde o dia 17 de dezembro após internação por arritmia cardíaca e infecção respiratória – para São Paulo aconteceu por pedido da família, pois agora ele está sendo tratado pelo oncologista que o acompanha desde o diagnóstico do tumor pulmonar, há seis anos. Dominguinhos também tem diabetes.

Em agosto de 2011, ele já havia cancelado shows por conta de seu estado de saúde. O músico Dominguinhos, internado desde o início do ano por causa de uma infecção respiratória e arritmia cardíaca, está "minimamente consciente", informou boletim médico divulgado na noite desta segunda-feira (18 de março). Ele está no Hospital Sírio-Libanês desde 13 de janeiro.

Homenagem: Domingo, 24 de janeiro, músicos alagoanos se reúnem para homenagear cantor Dominguinhos. Cantor pernambucano está internado em estado grave em hospital paulista. Passeata saiu da orla da Ponta Verde até o antigo Alagoinhas.

O movimento, batizado como “Domingo por Dominguinhos”, partiu da praça Sete Coqueiros e e seguiu em caminhada até o antigo Alagoinhas. Durante o trajeto, os músicos cantaram os principais sucessos do cantor pernambucano, como uma forma de, segundo os próprios músicos, “mandar energias positivas” para que Dominguinhos melhore seu estado de saúde. (Francisco martins com AgênciaFM). 

Nenhum comentário: