Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Edmilson Santos em "O Beijo da Mulher Aranha"

Filme traz um bom elenco brasileiro e conta com participação especial do cantor, ator e compositor Edmilson Santos
Edmilson Santos - carcereiro e Luiz Serra, médico

O filme conta a história do prisioneiro político de esquerda Valentín Arregui (Raul Julia) e Luís Molina (William Hurt), um homossexual muito afeminado condenado por "corrupção de menor". Os dois dividem uma cela numa prisão brasileira. Em seu cárcere Molina relembra, um de seus filmes favoritos, um suspense romântico de guerra que também é uma propaganda nazista. Ele tece os personagens do filme numa narrativa que traz conforto a Arregui para distraí-lo da dura realidade da prisão e da separação da mulher que ama. Arregui permite que Molina penetre sua auto-defensiva intimidade. Apesar de suas discussões sobre a política por trás do cinema, uma improvável amizade se desenvolve entre os dois prisioneiros: o sonhador e o ativista político.

À medida que a história se desenvolve, fica claro que Arregui está sendo envenenado pelos carcereiros para que revele o que sabe. Molina, ao que tudo indica, também pode ter segundas intenções, ou seja, seus sentimentos românticos por Arregui. No elenco nacional, Sônia Braga, José Lewgoy, Milton Gonçalves, Nuno Leal Maia, Denise Dumont, Míriam Pires, Luiz Serra e Edmilson Santos, em participação especial como carcereiro no leito de William Hurt e na fuga imaginária de Sônia Braga com Raul Júlia.

Produção

O filme foi produzido logo após o auge da repressão política na América Latina. Em 1979, de todos os treze países da América do Sul, apenas três – Colômbia, Guiana e Venezuela – não eram governados por uma ditadura militar. É baseado no romance El beso de la mujer araña, escrito pelo argentino Manuel Puig, em 1976, no mesmo ano em que a democracia é novamente derrubada em seu país, apenas três anos após ser reestebelecida. O filme traz um exemplo clássico do "filme dentro do filme". O filme, fictício, se chama Her Real Glory (em português: A Verdadeira Glória Dela) e teria sido produzido pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Assim como na maioria dos casos, não interessa como o "filme dentro do filme" termina; o que importa para a sinopse do filme é o que acontece com os prisioneiros.

O filme teve 4 indicações aos Oscar de 2004: Melhor Filme, Melhor Diretro, Melhor Ator e Melhor (William Hurt) e Melhor Roteiro Adaptado. Venceu o prêmio de Melhor Filme no festival de Oslo, Noruega, 1985. Prêmio Especial do Juri no festival de Tókio, Japão (1985), prêmio Melhor Ator para William Hurt, Festival de Cannes, Paris, 1985, prêmio especial de Melhor Ator para William Hurt, no festival de Huelva, Espanha. Rau Julia e Willam Hurt receberam prêmio de Melhor Ator da Associação de Críticos de Los Angeles (USA), 1985, Kikito de Ouro para o montador Muro Alice, no Festival de Gramado, Brasil. MAIS sobre Edmilson Santos em Formas&meios: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/811879.html

Produção brasileira, 1984
Diretor Hector Babenco
Gênero; Drama
Duração: 120 min.

Nenhum comentário: