Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Morre Freeborn: criador de Yoda

Morre renomado maquiador de filmes como Guerra nas Estrelas e 2001: uma odisséia no espaço.

Yoda and Spencer W. Kimball
Yoda e Freeborn: cara de um focinho do outro
O britânico Stuart Freeborn, um dos mais conceituados e pioneiro na maquiagem para estrelas do cinema deixou contribuição em clássicos como 2001: uma odisseía no espaço, morreu na quarta-feira,6, aos 98 anos.

Em sua longa carreira, seis décadas, ele criou maquiagem  enigmáticas para artistas exemplo Sir Alec Guinness e Peter Sellers. Provavelmente a sua mais famosa criação tenha sido Yoda, um pequeno Jedi, de 1980, em 'O Império Contra Ataca'.  Segundo o próprio artista,  inspirou-se em Albert Einstein para criar Yoda.

Nascido em 5 de setembro de 1914, na cidade de Leytonstone, leste de Londres, e negou-se a trabalhar no escritória da família Lloyds "Não quero passar minha vida por trás de uma mesa. Quero algo diferente para minha vida" declarou em documentário sobre sua vida.

Estrelas
Iniciou em 1930, com o diretor Alexander Korda, maquiando estrelas do porte de Marlene Dietrich e Vivien Leigh. Em 1948, ao fazer a maquiagem para Sir Alec Guinness, no filme de David Lean, para obra de Charles Dickens ' Oliver Twist, galgou estatus de celebridade.

Para Peter Sellers, Freeborn atendeu ao convite de Stanley Kubrick, e desenhou três diferentes efeitos para Cold War, uma sátira do filme Doctor Strangelove. A morte de Freeborn foi confirmada por Nick Maley, um amigo da família. Kay, sua esposa faleceu em 2012. Tiveram três filhos, todos morreram antes dele. (Francisco Martins).

Nenhum comentário: