Páginas

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ATENÇÃO: Interessados em estudar fora do país

Interessados em estudar fora do país terão auxílio para aprender inglês.  o Programa Inglês sem Fronteiras vai aplicar testes e fortalecer o ensino de línguas nas universidades


BRASÍLIA (DF) BRASIL - Até 2014, 101 mil brasileiros terão oportunidade de estudar no exterior por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Para auxiliar esses estudantes no aprendizado da língua inglesa, um dos pré-requisitos para ser selecionado, foi lançado no último dia 18 o programa Inglês sem Fronteiras, que prevê a aplicação de 500 mil testes de avaliação em língua inglesa e o fortalecimento do ensino de línguas nas universidades.

A primeira etapa está prevista para começar em fevereiro de 2013, com o atendimento a cerca de 40 mil estudantes, que passarão por testes de proficiência, exigidos para o intercâmbio, como o Test of English as a Foreign Language (Toefl) e o International English Language Testing System (Ielts).

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os testes serão aplicados para todos os alunos que alcançaram mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pré-requisito mínimo para participar do CsF. Essas provas serão aplicadas por instituições de educação superior certificadas. Até agora, 23 instituições já receberam a certificação. “Entre 2013 e 2014 nós vamos começar com 500 mil testes do Toefl, que é o exame de proficiência em inglês mais reconhecido para todas as universidades americanas e para a maioria das universidades que usam a língua inglesa no mundo”, informou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A partir dessa primeira avaliação, os alunos serão classificados em cinco níveis e serão encaminhados para cursos de inglês por meio de distribuição de senhas. “Estamos começando com 100 mil senhas e pretendemos ampliar”, acrescentou Mercadante. Ele informou que, além do curso a distância, os alunos que estão mais próximos da proficiência terão a oportunidade de realizar cursos presenciais.

Cartão - Os brasileiros selecionados para estudar no exterior passarão a receber o pagamento das bolsas estudantis de uma nova forma: um cartão pré-pago do Banco do Brasil e do Banco do Brasil Américas. Dez bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC e cinco do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) receberam os primeiros cartões do programa durante lançamento do Inglês sem Fronteiras. O novo sistema permite o pagamento das bolsas de estudos por meio do crédito em conta-corrente do estudante no exterior.

O programa foi lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras já concedeu cerca de 20 mil bolsas. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2014. Serão 75 mil por parte do governo federal e o restante com o apoio da iniciativa privada. Neste ano, o investimento aproximado foi de R$ 1,12 bilhão.

Nenhum comentário: