Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Morre mito da arquitetura: Oscar Niemeyer

O estado de saúde do arquiteto Oscar Niemeyer que tem infecção respiratória era grave, disseram médicos.

O arquiteto Oscar Niemeyer foi sedado e seu quadro é considerado gravissimo, informaram nesta quarta-feira,5, os médicos do hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. "Houve piora no estado clínico do arquiteto", diz o último  boletim médico, acrescentando que "o estado de saúde era grave. O autor de cartões postais como o prédio Copam (SP), Conjunto da Pampulha (MG), Museu de Niterói, RJ, Biblioteca Nacional de Brasília, além do própio Distrito Federal, entre outros. O poeta do concreto deixa aproximadamente 600 obras  espalhadas pelo mundo. Niemeyer não resistiu e  morreu por volta das 22h00, no Rio de Janeiro.

Até o começo da semana, os médicos diziam que o quadro clínico do arquiteto, de 104 anos, inspirava cuidados. Nas últimas horas, ele teve uma infecção respiratória e foi sedado. Ele respira com auxílio de aparelhos. Na terça-feira, os médicos disseram que houve uma piora nos exames laboratoriais.

O arquiteto foi internado no início do mês de novembro e apresentou problemas renais e digestivos. Nos últimos dias, vinha fazendo fisioterapia respiratória. Essa é a terceira internação de Niemeyer neste ano. O arquiteto completaria 105 anos no dia 15 de dezembro. Niemeyer teve uma filha, Ana Maria, falecida, que lhe deu 7 netos.

Oscar Niemeyer será velado em uma de suas obras arquitetônicas, o Palácio do Planalto. Porém, será enterrado no cemitério São João Batista, Rio de Janeiro, na quinta-feira,6, onde nasceu e morreu. A família aceitou o convite da presidenta Dilma Rousseff.  MAIS sobre Niemeyer: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/308287.html

Nenhum comentário: