Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Jimmy Saville: Fallen angel

Durante décadas Jimmy Saville foi o maior apresentador da BBC britânica. Seu envolvimento com garotas menores de idade era visível mas ninguém desconfiaria de Sir Saville. A família do acusado de pedofilia diz à BBC que revelações são dolorosas.

O sobrinho do apresentador de TV britânico Jimmy Savile, Roger Foster, disse que sua família se sente ferida e perplexa diante das várias acusações de abuso sexual contra menores que pesam contra o célebre artista. A polícia suspeita que Savile teria abusado sexualmente de até 300 menores de idade nas décadas de 60 e 70. Jimmy Savile, morto em outubro do ano passado aos 84 anos, foi DJ de rádio e se tornou uma lenda da TV britânica por ter apresentado populares atrações como o programa Jim I'll Fix It e Top of The Pops (no Brasil copiado como Globo de Ouro) ambos exibidos pela BBC. O ex-apresentador pode ter abusado de até 300 vítimas. O Diretor-geral da BBC defende resposta a escândalo envolvendo emissora, mas é intimado a depor.

Saville foi condecorado pela rainha Elizabeth 2ª e pelo papa João Paulo 2º, por suas atividades de caridade por toda da Grã-Bretanha. Savile costuma correr maratonas beneficentes pelo país e destinar a verba que angariava para hospitais. Savile foi feito cavaleiro da Ordem de São Gregório, o grande, pelo papa João Paulo 2º, em 1990, por suas obras de caridade.

Na última segunda-feira, a ex-juíza do Tribunal de Recursos britânico Janet Smith deu início a uma investigação sobre as práticas da BBC durante o período em que Jimmy Savile trabalhou na corporação. Ela também irá avaliar se os dispositivos de proteção a menores e de realização de denúncias dentro da BBC são adequados.  Um inquérito independente comanado por Nick Pollard, ex-chefe da divisão de notícias da rede de TV a cabo Sky, irá examinar se houve falhas por parte da gerência da BBC em relação a uma reportagem investigativa do programa de TV Newsnight, sobre as denúncias contra Savile, que acabou não indo ao ar. (Fontes: www.bbc.co.uk \ Francisco Martins).

Tópicos relacionados: http://agenciafm.blogspot.com.br/2012/10/bbc-londres-investigara-saville.html
http://agenciafm.blogspot.com/2012/10/morto-derruba-editor-peter-rippon.html

http://agenciafm.blogspot.com/2006/08/bbc-retira-do-ar-top-of-pops.html

Nenhum comentário: