Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Exposição Militão de Azevedo Casa da Imagem

Foto: www.fmcultura.blogspot.com
Exposição Militão Augusto de Azevedo Casa da Imagem discute a memória fotográfica urbana e seus materiais com mostra de Militão Augusto de Azevedo

SÃO PAULO - BRASIL Casa da Imagem abriga a exposição "A cidade desaparecida de Militão Augusto de Azevedo" a mostra A cidade desaparecida de Militão Augusto de Azevedo, com 80 imagens do primeiro fotógrafo que registrou a paisagem urbana paulista. A mostra fica em exibição até o dia 25 de novembro.

Organizada por Henrique Siqueira e Monica Caldiron, a mostra fotográfica resgata uma cidade desaparecida, da qual sobraram poucas igrejas, o traçado de algumas ruas e as fotografias produzidas por volta de 1862. A exibição também comemora os 150 anos das primeiras vistas urbanas da cidade, produzidas por Militão na ocasião em que fixou residência na cidade. Soma-se a série de 1862, imagens produzidas em 1887 para o Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo 1862-1887, pouco antes do autor encerrar as atividades do seu estudio Photographia Americana.

Para esta exposição foram selecionados documentos catalográficos, três negativos de vidro e 80 das 113 fotografias da Coleção Militão Augusto de Azevedo, sob guarda da Casa da Imagem, além da exibição do Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo 1862-1887 pertencente à Biblioteca Mário de Andrade.

Militão Augusto de Azevedo

Fotógrafo e ator. Tenta a sorte como ator e cantor lírico no Rio de Janeiro, entre 1858 e 1862, ano em que se muda para São Paulo e começa a fazer retratos e uma série de vistas da capital paulista para o estúdio Carneiro & Smith. É um dos retratistas da fotografia brasileira oitocentista mais produtivos, tendo realizado comprovadamente mais de 12.500 retratos ao longo de seus 25 anos de carreira. É como paisagista, porém, que se notabiliza, em virtude do “Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo: 1862-1887. Efetua ainda importante documentação sobre a cidade portuária de Santos SP na década de 1870.

MAIS sobre Militão Azevedo em FM Cultura:


Local: Casa da Imagem
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136-B – Centro - São Paulo- SP
Horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas
Telefone: (11) 3106 5122
Entrada gratuita

Nenhum comentário: