Páginas

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Biblioteca digital de teses do Ibict completa dez anos


Maior acervo nacional em seu perfil, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) completa dez anos de serviço à comunidade.

A sua criação foi a primeira iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) relacionada ao movimento de acesso aberto à informação científica.

A BDTD alcançou recentemente a marca de 200 mil teses e dissertações e se prepara para uma modernização na estrutura. Considerada pelo site da Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) como a segunda maior base de dados do mundo e a primeira em acervo local, a BDTD resulta do esforço de 96 instituições de ensino e pesquisa que atuam para maior visibilidade à produção científica brasileira.
Os trabalhos de revisão do padrão dos metadados da base e a modernização do software, disponibilizado para a criação de bibliotecas digitais de teses e dissertações locais, já estão em curso, mas ainda passarão por algumas etapas de validação. De acordo com a coordenadora técnica do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação de Informação do instituto, Bianca Amaro, as instituições de ensino e pesquisa contarão com produtos mais atualizados e treinamento para sua utilização tão logo o novo software seja disponibilizado.

Nenhum comentário: