Páginas

terça-feira, 17 de julho de 2012

Criador do samba-rock Ed Lincoln morre

O músico foi um dos criadores do gênero sambalanço, mais conhecido por samba-rock.  Ed Lincoln fez parceria com Wilson das Neves Orlandivo.


Arranjador e compositor morreu às 17h40 desta segunda-feira, 16, aos 80 anos no Rio de Janeiro onde morava. Ele sofria há anos de limitação de movimentos por causa de um acidente. O quadro de saúde se agravou recentemente quando contraiu infecção urinária. O compositor estava internado havia dez dias. O enterro será nesta terça, ao meio-dia, no Cemitério São João Batista.

Cearense nascido na capital do Estado, Fortaleza, em dia 31 de maio de 1932, mudou-se aos 19 anos para o Rio de Janeiro, onde sua música se tornaria conhecida. O artista marcou gerações seja em discos, tocando órgão em bailes.

Começou sua carreira como contrabaixista no LP "Uma noite no Plaza", em um trio com Luiz Eça (piano) e Paulo Ney (guitarra). Mudou de instrumento, passou ao piano e depois ao órgão. Foi no piano que estabeleceu a partir dos anos 60 sua sonoridade característica, um samba suingado, sob medida para os salões de bailes. Gravou muitos discos  "Ao teu ouvido" e "Ed Lincoln boate", marcando seu nome ou o de conjuntos fictícios como The Lovers e 4 Cadillacs.

Tanto em disco quanto  nos bailes, Ed Lincoln teve a seu lado grandes instrumentistas exemplo Bebeto, Durval Ferreira, Alex Malheiros, Márcio Montarroyos, Luiz Alves e Wilson das Neves. O conjunto de Lincoln também incluía cantores como Orlandivo, Silvio Cesar e Emílio Santiago.

Em 1963 - mesmo ano em que havia lançado o histórico disco "Seu piano e seu órgão espetacular", com releturas de músicas como "Só danço samba" e "Influência do jazz" Ed sofreu um grave acidente de carro que o deixou parado por sete meses. Com este hiato acabou com o lançamento do disco "A volta", em 1964.

Em 2000, mesma época em que a obra de Lincoln começava a chamar a atenção de DJs britânicos, Ed Motta convidou-o para tocar órgão na música "Conversa mole". Em 2003 na série de shows "Saudade fez um samba" no Centro Cultural Banco do Brasil, RJ.
Em 2011, a gravadora Discobertas lançou a caixa "O rei dos bailes", com seis discos que Lincoln gravou na década de 1960.

3 comentários:

Anônimo disse...

Uma semana com começo negra pelo que se vê nas páginas de Agência. Muitos talentos partiram. Que descansem em paz eternamente.

Anônimo disse...

Eu era fã do cara. Não existia baile sem sua música alegre.&&&HIRAN

Anônimo disse...

Sepetiba,RJ, como foi gostoso meu tempo de jovem ao som de Ed Lincoln. Parceiro, siga seu destino nas mãos de Deus.