Páginas

domingo, 15 de julho de 2012

Celeste Holm de "All About Eve" morre aos 95 anos

Utilizando-se de nome próprio impôs seu estilo e tomou posições contrárias aos interesses da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Em artigo de Martins com apoio do ilustre ator hollywoodiano, Mr. Charles Durning.

Foto: REUTERS/Fred Prouser

A nova-iorquina Celeste Holm,1,68m era uma atriz versátil e atuava tanto no teatro quanto no cinema. Seu filme mais famoso foi "A Malvada",1950 (All about Eve), onde atuou ao lado de Bette Davis. Porém, ganhou um Oscar por sua interpretação no filme "A Luz é Para Todos", de 1947.



Segundo jornais de Los Angeles, a atriz morreu em sua casa em Nova York aos 95 anos de idade. Sua sobrinha, Amy Phillips, em entrevista à rede CNN, disse que Celeste Holm fora internada em um hospital nova-iorquino na semana passada, entretanto, seu  marido Frank Basile a teria levado para casa na sexta-feira,13, vindo a falecer na noite de sábado,14.
Celeste na série Promised Land



Nascida e criada em Nova Iorque em 29 de abril de 1917, iniciou a carreira ainda adolescente em peças na escola e depois na faculdade. Estudou arte dramática na Universidade de Chicago e estreou na Broadway em 1936. Assinou com a 20th Century Fox em 1946 Celeste não tinha muita certeza se queria ser atriz. Mas, um convite para um bom papel na Broadway, em 1940, uma nova montagem para a peça "The Time of Your Life".

Ao lado dela, o também novato nas artes cênicas Gene Kelly, que em 1943 recebeu reconhecimento como Ado Annie em "Oklahoma!", musical de Rodgers & Hammerstein. Em 1947, em seu terceiro filme " A Luz é para todos", ganhou Oscar de Melhor Atriz Co-adjuvante. Atuou em um total de 24 filmes. Foi agraciada com uma estrela na Calçada da Fama, no número 41 da Hollywood Boulevard.

Depois de atuar em "A Malvada" Celeste Holm voltou para sua paixão, a Broadway. Durante anos, ela esbanjou maestria no palco e na tela. Também teve uma passagem vitoriosa em inúmeras séries de TV entre os anos 1970 e 1980, exemplo "Falcon Crest" , "Ilha da Fantasia" e "Archie Bunker's Place".

Na foto de setembro de 2008, em Los Angeles, a atriz na pré-estreia da película "As Mulheres", sob direção de Diane English. (Francisco Martins - com luxuoso apoio do ator Charles Durning ).

Um comentário:

Anônimo disse...

Simplesmente, uma das melhores atrizes de todos os tempos. Carvalho Lima