Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

Luiz Lugado e a Távola Redonda

Luiz Lugado faz 88 anos nesta quarta-feira,23 de maio,  provavelmente será o único que jamais teve uma festa de aniversário. "Jamais minha família fez uma festa de aniversário para mim. Porém, sempre sou convocado para colaborar nas festas deles", assevera Luiz Lugado, amado demasiadamente pelos parentes mas não vale uma mesinha e quatro cadeiras.




Desenho da mesa com as medidas feita por Luiz Lugado



Nascido em Itatiba interior da cidade de São Paulo, aos 23 de maio de 1924, no seio de uma família italiana, jamais Luiz Lugado comemorou um aniversário seja quando criança seja quando adulto. Nunca sua família se prontificou fazer uma festa de aniversário - por mais simples que fosse -, segundo o próprio Luiz. Ator, cantor, músico, autor teatral e produtor de eventos, aposentou-se como bancário do extinto Noroeste. Sua história não é muito diferente de tantas outras que existem por ai principalmente, no tocante à festa de aniversário. Porém, a vida de Luiz Lugado sempre foi pontuada por vontades, apenas vontades. As realizações passaram bem distantes de sua porta. Sempre doando seu pagamento para ajudar em casa, não sobrava nada.

Desde as coisas mais simples até onde o imaginário humano pode alcançar, ele sonhou e não realizou nada. Sonhava em ter uma casa própria, e nunca conseguiu. Queria ter roupas boas mas, jamais se vestiu como gostaria. Solteiro, sempre morou na casinha de cachorro na casa dos cunhados, segundo ele Luiz Lugado. "Quando recebia uma ligação telefônica tinha de falar baixinho e fingir não entender certos assuntos pois ficavam de olho na minha conversa", diz Luiz Lugado, expressando a vontade de possuir um telefone próprio. "Acredito que eu seja o único que jamais saiu do Brasil. Não conheço nem o Paraguai", disse Luiz.

Aos 75 anos ele adquiriu parcialmente sua independência e foi morar sozinho. Alugou um micro apartamento no bairro da Aclimação, zona sul de São Paulo, onde morou até 3 de setembro de 2011. A  partir desta data, quando participou do aniversário de 80 anos de sua irmã, Maria Aparecida Lugado Nones, passou a viver em cárcere privado promovido por seu sobrinho Tarcísio Nones e a esposa Vanessa Nones com conivência de outros parente. Luiz morava sozinho no 5º andar de um prédio sem elevador, e apesar da idade, jamais teve a visita de alguém da família para saber se suas condições resistiriam ao sobe e desce nas escadarias. E ele estava muito bem mental e fisicamente, o que justificava afirmar para todos do prédio "não tenho parentes". Entretanto, Luiz tinha uma pequena preocupação, melhor, mais um desejo a ser realizado. Ele queria uma mesa redonda para melhor adaptar-se no apartamento. Então, procurou seus parentes para que encontrassem a mesa redonda. Foi o mesma que falar com uma porta. Não deram ouvidos ao ancião.

"Eu sempre quis uma mesa redonda. Ninguém me ajuda procurar será que você sabe onde tem !", perguntou Luiz Lugado ao amigo Francisco Martins, que o revelou tanto aos parentes quanto aos internautas seus feitos como ator e produtor cultural. Absolutamente amado pelos irmãos e sobrinhos Luiz Lugado mais uma vez ficaria frustrado. Ficaria caso o amigo que, em menos de dez dias este seu sonha estava realizado, Martins localizou um conjunto com quatro cadeiras e deu de presente para o amigo. Assim foi toda sua vida. Por motivo de ética deixaremos de divulgar a nota fiscal com doação da mesa.

O delegado Adalberto Henrique Barbosa, da 2ª Seccional está sendo investigado pela Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo por suspeita de prevaricação, suborno no caso LUGADO.

Prestes a ganhar uma biografia na Europa, França, o contrato com a editora impede que se aprofunde mais no perfil desta figura, cujo talento só não é maior do que sua covardia. MAIS:


7 comentários:

Anônimo disse...

Lendo os links realmente tem um contraditório em tudo, se gostam tanto ao ponto de 'sequestrar' por que não deram estas coisas tão simples para ele?

Viriato.

Anônimo disse...

A vida sorri para alguns e fecha a cara para outros. Assim foi para este senhor Luiz. Muita sorte e feliz aniversário.

Anônimo disse...

Parabéns Luiz Lugado, aqui em casa apredemos a gostar de você através de seu lado histórico exposto neste site. Delzuita Gimenez (SP).

Anônimo disse...

Salve dia 23 de maio, dia de nossa grande avenida,sp, e do nascimento de um grande sujeito, artista itatibense.

Itálo Campagna.

Anônimo disse...

Que os sinos badalem em homenagem a você senhor Luiz por muitas outras datas com muita saúde e paz.

Anônimo disse...

Tudo isso é lamentável , não? Feliz aniversário senhor Lugado, se estiver vivo, é claro.

Anônimo disse...

Meus sentimentos e parabéns ao ator de outrora melhor documentado em matérias anteriores a estas do link. Dalton Ruiz (CasaVerde-sp)