Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

Cauby Peixoto e Ângela Maria não lotam Teatro Municipal SP

A 8* Virada Cultural de São Paulo trouxe ao palco mais famoso da cidade, o Teatro Municipal, dois dos melhores intérpretes da canção popular brasileira, em décadas passadas.


O público presente ao show de Ângela&Cauby assistiram uma apresentação morna, em nenhum momento houve extase da plateia. Estáticos no palco, os dois maravilhosos artistas sofrem de várias deficiencias corriqueiras à idade, e pelo que parece recebem aplausos pela gloriosa trajetória e não pala apresentação. Cauby mantém quase a mesma intensidade de voz de quando começou a carreira. Já Ângela Maria, 82, encontra-se em situação não muito digna de uma diva. A cantora está praticamente cega, não se movimenta um milímetro sem a ajuda de alguém. A memória também não é mais a mesma, esqueceu-se de até três frases musicais exemplo O Portão (Roberto e Erasmo Carlos) e semitonou (desafinou) na maioria delas.

Ouvia-se alguns gritos vindos do público "canta Babalú". Em outrora, a classuda cantora levava seus fãs ao delírio com um formidável agudo em Babalú, por isso não se sabe se é um pedido ou uma tortura. Longe de ser aquela diva que arrebatou multidões por sua extensão vocal, Ângela Maria fez o gosto dos fãs cantando-a, e não fez feio não. Utilizou-se de um arranjo vocal que seria facilmente interpretado por um aluno da primeira lição do livro Bona, mas passou ilesa. Vale ressaltar que, mesmo com toda deficiência vocal, ela é dez vezes melhor do que muitas figuras que se intitulam cantoras.

Entretanto, ela deveria se 'consultar' com Abelin se poderia continuar ou não no ofício em que fora mestra, o de cantora. Os discos gravados ao longo de quase 60 anos de carreira estão ai e falam por si só. Seria exatamente em nome de um dos legados musicais mais brilhantes da história do Brasil; respeito aos seus fãs e a si mesma, que Ângela Maria poderia ser poupada de alguns vexames. Cada apresentação da diva os comentários repercutem de forma latente entre os seus seguidores ou não: Ela semitonou. Ela esqueceu a letra da música e assim por diante. Compreensão poderia ser o mais justo partindo daqueles que lhe cercam. É visível seu esforço em adaptar-se a falta de visão. Apenas por dedução a cantora sabe em que parte do palco se encontra mas não muda um pé do chão. Para quem ouviu e assistiu Ângela Maria nos tempos áureos vê-la agora não é o melhor momento não.

Cauby Peixoto vem se metendo em produções furadas como gravar Beatles cuja pronúncia do artista em inglês era muito boa no início de carreira. A dentição tem influência direta na pronúncia e sua característica bucal não lhe permite mais perfeição na pronúncia. Portanto, seu pior momento foi exatamente ao cantar Beatles. Ficar estagnado, esparramado em sua cadeira durante toda apresentação não é mais novidade pois é assim que se apresenta no Bar Brahma, na Avenida São João. O cantor mostrou-se generoso com a colega, e baixou seu tom. Porém, não arriscou nada na sua mais famosa canção "Conceição". Ou seja, tanto Ângela Maria quanto Cauby Peixoto saíram à francesa em suas obras-primas; evitaram o agudo via de regra. Mesmo com todos os percalços, deve-se agradecer os deuses em tê-los entre nós, bardos da canção brasileira. (Francisco Martins).

5 comentários:

Anônimo disse...

Então, alguém está explorando esta senhora cantora. Cadê o Ministério Público?

Luiz Viana (Cabreúva ).

Anônimo disse...

Gosto desta forma de escrever, sem medo de dizer o que os outros escondem por covardia. Deus te ilumine sempre mais. Obrigado por nos esclarecer sobre a vida desta maravilha brasileira, Ângela Maria. [Dionísio Faustino]

Anônimo disse...

Do pouco que vi nos vídeos postados não existe nada de muito diferente da postura interpretativa que Ângela Maria adotou nestes últimos anos e nos seus lançamentos mais atuais. Os verdadeiros seguidores como eu sabem bem disso. Como interprete também sei que cantando em tons mais baixos e mais graves os agudos não harmonizam e tendem a uma menor extensão da nota principalmente nos finais da frase musical. Ângela Maria teve uma sacada de uma verdadeira diva e com toda sua experiência soube ajustar perfeitamente isso no seu novo canto não se estendendo tanto nos finais de frases mais agudas, o que para muitos sem um bom conhecimento de canto e musical e nem tão pouco do canto de Ângela pode soar como semitonação. Os esquecimentos acontecem até com as mais novinhas que sempre tem para seu auxílio a letra da música na estante logo na sua frente .Infelizmente Ângela por sua deficiência visual não pode se dispor desse recurso e mesmo mais jovem nunca quis combinar sua presença de Diva no palco a uma estante a sua frente, procurou independentemente das falhas naturais do “Ao vivo” ganhar seu público apenas pelo seu genuíno recurso , não encontrado em nem uma outra cantora desse país, que é a potencia da sua voz e sua personalíssima interpretação. O que deve ser louvado é a disposição da intérprete em adaptar sua sempre bela voz a seu momento. Apresentando um novo timbre vocal, e sua voz está mais grave o que causa surpresa no primeiro momento, mas em seguida já nos apaixonamos perdidamente por este novo canto da SAPOTI. Apesar de alguns elogios a matéria não foi muito feliz e não foi muito respeitosa com a melhor cantora desse país e com seu novo momento. Fico torcendo para que em nenhum momento Ângela não tenha conhecimento dessa matéria, o que poderá deixa bastante constrangida, e para que em nenhum momento possamos correr o risco de não ouvir mais essa excelente cantora. Que Deus nos permita que a sapoti nos encante até os seus últimos dias ou até nos nossos últimos, pra mim vai ser um prazer. Aproveito para sugerir que comprem o novo álbum da Ângela “Eu Voltei” o Cd esta de muito bom gosto e Ângela como sempre surpreendente.

Anônimo disse...

MARCELO CONTRERAS RESPONDE: Obrigado pelo acesso, e concordamos em muito do que falastes. Entretanto, filmamos toda apresentação e somente, após analisarmos,percebeu-se que apenas cinco músicas tiveram condições de ir ao ar sem comprometer a diva absoluta.

Mário Pereira (Lisboa, PT) disse...

Concordo inteiramente com o artigo e opinião de Francisco Martins. Acompanho o percurso profissional de Ângela Maria há muitos anos, através de discos, cd's e muitas apresentações públicas difundidas em TV e posteriormente pelo youtube. A sua postura ao actuar nunca foi muito movimentada o que veio a agravar-se agora com a deficiência visual. Contudo, esse aspecto nem relevaria caso não se notasse, de há uns anos para cá, uma crescente diminuição na capacidade vocal. Sempre gostei muito da sua voz e da sua interpretação. Ainda hoje mantém uma finura da articulação da palavra notável. No entanto, e por a artista não me ser indiferente, fico com pena de ver a decadência natural da idade - 84 anos de idade e 60+ de carreira - exposta nos inúmeros espectáculos que tem vindo a efectuar. Foi ! É ! uma grande senhora da canção brasileira e por isso mesmo deveria restringir as suas aparições em palco para se proteger.