Páginas

sábado, 31 de março de 2012

Wilson Sampson - Do Teatro Municipal à Boca do Cinema

Atuou com Antônio Fagundes, Jofre Soares, Ruthinea de Moraes, Cláudio Mamberti, Celso Saiki e outras estrelas da dramaturgia brasileira. Sampson bateu um papo rápido com Francisco Martins, Confira!

Wilson Sampson/Foto: F. Martins

Wilson Sampson é um ator brasileiro de cinema, teatro e televisão. Seu currículo tem mais de 50 filmes longa-metragem e muitos curta- metragens. Sua carreira iniciou no final de 1971, já era ator experiente quando passou a fazer filmes na Boca do Cinema, como é conhecida a Rua do Triunfo, no bairro da Luz, região central da cidade de São Paulo. Sua estreia na Boca deu-se em um filme de Mazzaropi, e a partir daí, trabalhou com os melhores diretores de cinema do país. Com Ozualdo Candeias fez "A Freira e a Tortura".


Foi dirigido por Leon Hirszman em "Eles não Usam Black Tie" ao lado de Fernanda Montenegro e Gean Francesco Guarnieri. Atuou em "O Baiano Fantasma", de Denoy de Oliveira, "Vale dos Amantes", de Deny Cavalcante, "Transa Maldita", de Geraldo Meirelles, "O Caçador de Esmeraldas",1979, dirigido por Oswaldo de Oliveira cujo elenco tinha Jofre Soares, Djalma de Castro , Glória Menezes e Tarcísio Meira entre outros. Profissional multifacetado ainda faltava atuar com um dos mais cultuados diretores de São Paulo, Carlos Reichenbach. Com Reichenbach filmou "Amor, Palavra Prostituta", e  depois o clássico " Demência",1986, adaptação de Fausto de Goethe. Em "Cidade Oculta", ,1986, trabalhou com o mais talentoso ator e diretor nissei do Brasil, Celso Saiki (em memória), além de Jô Soares, Arrigo Barnabé e Carla Camurati, e direção de Chico Botelho.

Teatro /TV

Na televisão participou de várias novelas na extinta TV Tupi entre as quais "Vitória Bonelli"  exibida de 13 de setembro de 1972 a 14 de julho de 1973, escrita e dirigida por Geraldo Vietri. Depois seguiram-se outras participações exemplo "O Machão",1974 a abril de 1975 (Tupi) com Antônio Fagundes. Novela escrita por Sérgio Jockyman, com argumento de Ivani Ribeiro, e dirigida por Luiz Gallone . "Os Inocentes", exibida na TV Tupi de fevereiro a setembro de 1974. Escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Carlos Zara e Edson Braga, uma adaptação de "A visita da velha senhora" obra do alemão Friedrich Durrenmatt.

Entretanto, sua escola foi mesmo o teatro. Wilson Sampson tem uma respeitável passagem pelo teatro paulistano. Foi um dos primeiro a trabalhar em uma peça com elenco misto, atores brasileiros e norte-americanos, na peça " Life and Time of David Clark",1973,  (Título original The Life and Times of Joseph Stalin, mudado para evitar problemas, que aconteceu no palco mais cobiçado da capital paulistana, o Teatro Municipal, sob direção do encenador, pintor e escultor, o norte-americano (Roberto Wilson) mais conhecido como Bob Wilson. Porém, antes já havia atuado em peças como "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Mello Neto, o "Assalto", do dramaturgo Zé Vicente, uma das mais polêmicas e premiadas peças das décadas de 1960, e "Jardim das Cerejeiras", de Anton Tchekhov e mais algumas dezenas.

O mais recente trabalho do ator foi em um projeto cinematográfico sob direção geral de Diomédio, onde vários diretores foram convidados a participar. Cada um deles poderá filmar entre dez ou 15 minutos, cuja temática são as personalidades artísticas que por lá passavam todos os dias à tarde em busca de trabalho, que agora, são personagens de si mesmo. (Francisco Martins).

Um comentário:

Dalcir Coimbra disse...

Grande figura cênica, vi muitos filmes com ele, sempre vilão.