Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Ênio Gonçalves em AgênciaFM



Ênio Gonçalves/Foto: F. Martins
Galã de novelas como Pedra Sobre Pedra, Meu Pé de Laranja Lima, Xeque Mate entre outras flagrado por AgênciaFM.


Ênio Gonçalves é um dos nomes mais importantes da teledramaturgia brasileira, o ator foi flagrado na Avenida brigadeiro Luiz Antônio pela equipe de Agência FM. Ator de características e papéis marcantes, andava tranquilo rumo a uma instituição bancária quando fora reconhecido. Ao adentrar na agência bancária, enquanto esperava a emissão de uma senha eletrônica para atendimento, o jornalista Francisco Martins o chamou sendo atendido imediatamente pelo ator " Fico sempre contente quando alguém me reconhece", disse Ênio Gonçalves com o carisma de um astro forjado pelo talento.

Ao ser solicitado para posar para uma foto da coluna "Cidade" de Agência FM, o ator atendeu prontamente. A vigilante da agência bancária ficou surpresa a ver aquele senhor sendo fotografado. "Quem é ele ? É famoso?", perguntou. "Este senhor é um dos melhores atores do Brasil, respondeu Martins.
Talvez os jovens não o conheça à primeira vista; talvez também não saibam da real importância deste ator para a televisão e teatro brasileiro. Entretanto, aqueles que cultivam a memória ou pesquisadores da arte cênica do país, sem dúvida alguma, tem a imagem de Ênio Gonçalves bastante viva pois este gaúcho nascido em 1943, participou das principais telenovelas da Rede Globo, Tupi, Rede Bandeirantes entre outras.

Breve perfil


Ator, diretor, professor de interpretação e autor teatral, estudou direção de cinema no Centro Experimental de Cinematografia, em Roma, Itália. Estreou no teatro em "Toda Nudez Será Castigada", sob direção de Ziembinski.

Como autor teatral escreveu mais de 20 peças, entre elas, "Pedro e Domitila", "Cachorro!", "Até as Orelhas", "Elas complicam Tudo", "Dia Torto" e "Dois ou Três Buracos no Fundo do Meu Quintal". Fez também diversas adaptações de obras literárias, entre as quais: "Soroco, sua Mãe, sua Filha" de Guimarães Rosa, "Sonata" de Érico Veríssimo, "Prima Belinha" de Ribeiro Couto e "O Mensageiro" de João Alphonsus.

Atuou em 33 longa-metragens, vários curtas, 8 novelas e muitas peças teatrais. Em 2003, foi premiado como melhor ator coadjuvante, no Festival de Brasilia por sua participação no filme "Garotas do ABC", de Carlos Reichenbach. Também recebeu dois prêmios no Rio Cine Festival (como protagonista do longa Filme Demência e do curta Com o Andar de Robert Taylor).

Na televisão ele estreou no ano de 1963, na extinta Tv Tupi de São Paulo, na novela “Sozinho no Mundo”. Fez as novelas “Escrava do Silêncio”; “As Professorinhas”, “ O Tirano; “ O Moço Loiro”, “ Sangue Rebelde”, “ A Ré Misteriosa”, “Ricardinho, Sou Criança, Quero Viver”, “O Bolha”, "Simplesmente Maria”; “ Hospital”; “Xeque-Mate“, “Salário Mínimo”; “Dinheiro Vivo”; “Meu Pé de Laranja Lima”, “O Resto é Silêncio”; “Casa de Pensão”, “Anjo Bandido”, "Jerônimo", “Boca do Lixo”; “Pedra Sobre Pedra” e “O Amor está no Ar”.

O ator galã foi casado com as atrizes Miriam Mehler e Maria Isabel de Lizandra, com quem teve sua primeira filha. Atualmente está casado com a atriz Mara Faustino.

Nenhum comentário: