Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Museu Henriqueta Martins Catharino

A Fundação Instituto Feminino da Bahia é uma instituição privada, católica, sem fins lucrativos, com sede no bairro do Politeama na cidade de Salvador. Sua história teve início em 1923, com o desafio de contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de vida da população feminina da cidade, especialmente através da educação básica e profissionalizante, da ação social e da preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.





Transformado em associação civil e declarado de utilidade pública, o Instituto Feminino da Bahia tornou-se uma fundação em 1950 e, em 1967, seu patrimônio passou à guarda da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A história do museu confunde-se com a história da própria instituição, visto que o pensamento de preservação da fundadora está presente desde a sua criação, através da realização de exposições.



 


A idéia delineou-se melhor em 1939 com a construção da atual sede, um casarão com características de solar, ricamente construído, com pisos de mármore e madeira, largos ambientes e espaçosas circulações ao redor das escadas, adequados à realização de um velho sonho, o Museu de Arte Antiga Feminina, em 1945, passando a denominar-se, na década de 1970, Museu Henriqueta Catharino.


A formação do acervo nos remete a 1933, ano de divulgação pública de uma carta dirigida à sociedade baiana, solicitando a doação de vestes, acessórios e objetos que representassem o universo feminino, para a construção do Museu de Arte Antiga Feminina. Hoje, o acervo é formado por aproximadamente 20.000 objetos. Dada a dimensão e diversidade, o acervo foi dividido em três coleções que retratam o cotidiano e a estrutura social do período de transição entre os séculos XIX e XX. São elas: a coleção de arte decorativa.




O mobiliário do Museu Henriqueta Catharino, é composta por, cristal, prataria, porcelana, imaginária, pintura e esculturas; a coleção de indumentária do Museu do Traje e do Têxtil, composta por roupas de baile, passeio, cama e mesa, assessórios femininos e vestes eclesiásticas; e uma coleção de arte popular. Entre os destaques do acervo estão um retábulo da Antiga Sé (Bahia), a saia e cauda da Princesa Isabel, paramentos do Papa João Paulo II e trajes de crioulas remanescentes do período de escravidão do Brasil.

Endereço: Rua Monsenhor Flaviano, 02 Bairro: Politeama Cidade/Salvador (BA)
Telefone:  (71) 3329-5522 / 332

Nenhum comentário: