Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2008

BANDA III MILÊNIO

Quinze anos depois de um dos maiores feitos do rock progressivo brasileiro a banda III Milênio é obrigatória na prateleira dos fãs do gênero musical.
Nos idos de 1985, enquanto famosas bandas norte-americanas desembarcavam no Brasil para a primeira edição do Rock in Rio, jovens músicos brasileiros buscavam seu espaço em uma vertente do rock, o progressivo. Surgia então, a banda de rock progressivo III Milênio, que antes atendia pelo nome de Ano-Luz. Em 1990, lançariam seu primeiro trabalho "Aliança dos Tempos" ato I Tawan {Rock Forever} a primeira e única ópera rock lançada até hoje no País. A repercussão do disco gerou interesse por parte de uma das mais conceituadas gravadoras de rock progressivo na Europa, a francesa Musea Records. O lançamento de "Aliança dos Tempos" em vários países europeus recebeu muitos comentários e criticas positivas que diz que o disco está para o rock progressivo como o Álbum Branco dos Beatles está para o rock and Roll. Segundo a Revista Harmony, o disco fora lançado entre os melhores do Mundo. Em 1993, com o lançamento dos atos I e II em 40 países da Europa a banda brasileira foi aclamada como a melhor banda de rock progressivos do mundo. Passaram-se quinze anos e o disco continua bem cotado nas prateleiras do gênero musical.
Com influências de Black Sabbath, yes, Uriah Heep e Rick Wakmann entre outros a III Milênio apresenta coesão e entrosamento musical ímpar. Entre Ano Luz e III Milênio, foram três as formações, mas sempre composta por músicos versáteis e competentes entre eles "o lendário" Cláudio Munhoz. Riffs ágeis de guitarra, uma bateria potente, um baixista com pitadas jazzísticas (e o atual baixista Eugênio Fernandezos, que assinava (Ivan Lion - na foto acima em primeiro plano ) e um vocal instigante fizeram deles eternos ícones do rock progressivo, e devem comemorar, e muito, estes quinze anos do disco. A Banda tem intenção de relançar o disco, só que desta vez acompanhará o libreto da Opera Rock. Portanto, se você ainda não conhece a banda, prepare-se para acrescentar e, até mudar seu conceito sobre tudo o que já ouviu de rock progressivo: faça o possível e o impossível; consiga o disco.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bem aventurados sejam todos do 3milenio.....esta banda me eleva a DEUS amem

Anônimo disse...

O III Milênio uniu teatro e música e se tornou a primeira banda a produzir uma ópera rock no Brasil e fez com tanta qualidade que conquistou os amantes de rock progressivo do mundo todo.

Anônimo disse...

III Milênio, um clássico do rock progressivo mundial.

Dayvton Almeida disse...

Rok da melhor qualidade não tenho palavras para descrever a emoção quando escudo !!!!!!!!!!!!!

Zara Barbosa disse...

Faltou citar o grande guitarrista e um dos fundadores do III Milênio,o Maestro especialista em guitarra GIL VIEIRA!